segunda-feira, 20 de outubro de 2014

RESENHA: A Ameaça Invisível - Bárbara Morais




Este é o livro dois da Trilogia Anômalos.

Sybil está de férias. Três meses se passaram desde os últimos acontecimentos narrados em A Ilha dos Dissidentes.
É o ano da Prova Nacional (tipo um vestibular) para alguns amigos da Sybil, e algo acontece durante a prova, e os adolescentes ficam presos nas escolas. Ela não aguenta ficar tanto tempo sem notícias, e resolve ir para Prometeu. Bom, os planos eram ficar na estação de metrô de lá esperando Naoki, mas algo acontece, que assusta Sybil e seus amigos.
Quando Naoki volta, ela age como se tudo estivesse na mais perfeita normalidade.
Mas as Cidades Especiais começam a sentir as diferenças. A comida começa a acabar, pessoas que moravam em bairros mistos nas cidades normais começam a voltar, e não tem lugar pra ficar.
Então Sybil começa a trabalhar com uma pessoa que antes pensou que só trabalharia se forçada, e não foi bem o que aconteceu depois que ele mostrou alguns fatos para ela.

Eu adorei este livro! Mais que o anterior. Tem mais ação, as personagens parecem estar mais emocionais, e as conhecemos melhor. Confesso que em AIDD, Andrei não me convenceu muito, mas dessa vez, me apaixonei por ele. Na verdade, todas as personagens me pareceram mais interessantes dessa vez.
Assim como no anterior, as partes em que falavam das regiões me confundiam um pouco. Queria muito um mapa!
Dá muita raiva a forma como as pessoas "normais" tratam os anômalos. Mas não é algo que está distante da nossa realidade. Pessoas "normais" também tratam de forma diferente aquelas que não são consideradas normais...
Além de me fazer pensar sobre preconceitos, este livro também me fez pensar sobre política. Mesmo os anômalos passando por certas dificuldades, muitos deles ignoravam a política, que basicamente era a responsável por tudo que estava acontecendo... Mas chega uma hora que não dá pra ignorar mais. E claro, como na realidade, ficamos com raiva de candidatos corruptos...
Eu gosto muito da Sybil. Ela é corajosa, sensata, inteligente, faz tudo pelas pessoas que ama, e também tem seus defeitos e comete erros. Neste livro ela descobre um pouco mais sobre sua origem...
O livro tem um ritmo rápido, e você fica curioso com o que vai acontecer em seguida. O final me lembrou um pouco Em Chamas, que meio que solta uma bomba na sua mão, e acaba... Quero logo a continuação!!!

PS.: Se quiserem, sigam a autora no Twitter e no Instagram: @barbaraescreve. Eu vi ela falando em um grupo no Facebook sobre o mundo que criou, e percebi como ela é inteligente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário